Seu site é o único vendedor da sua empresa trabalhando 24 horas por dia. À medida que mais negócios estão sendo realizados por meios digitais, seu site geralmente é a primeira impressão que as pessoas terão de sua marca ou organização. Considerando que 88% das pessoas são menos propensas a retornar a um site após uma primeira experiência ruim, sua presença e desempenho na web têm um impacto direto no seu negócio.
Para evitar dar uma primeira impressão ruim e pouco profissional, é vital que seu site seja otimizado para uma experiência de usuário perfeita que fará com que os clientes em potencial voltem. Vamos mergulhar no que é a otimização de sites e como você pode aproveitar as técnicas certas para que seu site tenha o melhor desempenho.
O que é otimização de sites?
A otimização do site é o processo de melhorar o desempenho do seu site em várias áreas, como tráfego da Web, taxas de conversão e usabilidade. Embora você possa ter muitos KPIs e metas para seus esforços de otimização, o principal objetivo da otimização de sites é garantir que seu site crie uma jornada digital tranquila. Ao fazer isso, ele cria o melhor ambiente para os visitantes do site se converterem em clientes felizes e recorrentes.
Gerenciar e manter um site exige consistência e esforço para manter seu site funcionando sem problemas e seu conteúdo relevante e envolvente. Isso pode parecer um feito monumental, especialmente se sua organização tiver um site grande e complexo ou vários sites, e é por isso que é melhor dividi-lo em diferentes áreas de otimização de sites.
Benefícios da otimização de sites
Com todas as maneiras de otimizar seu site, os benefícios que você obtém são muitos. Aqui estão apenas alguns dos benefícios da otimização de sites:
Aumente o tráfego
Otimizar o conteúdo do seu site e o SEO técnico torna mais fácil para as pessoas encontrarem seu conteúdo organicamente por meio de mecanismos de pesquisa.
Aumente a receita por meio de conversões
Com o aumento do tráfego, também aumentam as chances de leads em potencial se converterem em clientes de compra. E ao otimizar a qualidade do seu conteúdo, você cria uma experiência privilegiada que nutrirá clientes e leads.
Melhorar a visibilidade da marca e o reconhecimento da marca
Outro benefício do aumento do tráfego é que ele oferece mais oportunidades para mostrar sua marca e se conectar com o público certo por meio de conteúdo relevante.
Melhorar a reputação da marca e a experiência da marca
Com experiências consistentes e que priorizam as pessoas em seu site, você também melhora a reputação da sua marca. Seu site é uma extensão de sua marca, portanto, uma experiência positiva em seu site pode ajudá-lo a conquistar clientes fiéis.
Conformidade de acessibilidade na Web
Nos EUA, houve um aumento de 23% nos processos relacionados ao Americans with Disabilities Act. Proteja seu site contra possíveis riscos legais relacionados à acessibilidade na Web com auditorias regulares de acessibilidade .
Quais são os desafios da otimização de sites?
A otimização de sites não é um projeto único com resultados rápidos. É um processo de longo prazo que leva tempo para ver os resultados completos. Planejar e manter a otimização do seu site ou sites pode ser demorado e, embora haja todo um mercado de ferramentas de otimização de sites para ajudá-lo, os custos dessas ferramentas aumentam rapidamente.
Alguns aspectos também podem ser técnicos, o que requer experiência especializada. Você pode ter a sorte de já ter as habilidades técnicas especializadas em sua equipe, ou talvez precise considerar a contratação de um desenvolvedor da Web com experiência em otimização ou a ajuda de um consultor externo. Lembre-se, você nunca terminou de otimizar. É por isso que é importante estabelecer uma abordagem sustentável desde o início e garantir que todos em sua empresa estejam alinhados com as prioridades.
Os três pilares da otimização de sites
Como existem tantas maneiras de otimizar seu site, pode ser difícil acompanhar o objetivo de cada área individualmente, mas também como cada área funciona em conjunto. Para facilitar o entendimento de como cada área impacta seu site, você pode categorizá-las em três pilares de otimização de sites: Experiência, Crescimento e Proteção.
Experiência
O pilar de experiência engloba as práticas de otimização de sites que afetam diretamente a experiência do usuário e como as pessoas interagem com seu site. Exemplos disso incluem otimização de conteúdo e dispositivos móveis, acessibilidade e desempenho do site.
Crescimento
O pilar de crescimento abrange as áreas que trabalham diretamente com o engajamento com o público certo para aumentar a visibilidade, o tráfego e a receita. Isso inclui SEO e otimização da taxa de conversão.
Proteção
O pilar de proteção inclui as áreas de otimização de sites relacionadas à proteção dos direitos do consumidor, privacidade e proteção de dados.
O que deve ser otimizado em seu site?
Existem muitas áreas do seu site que você pode otimizar. Embora algumas áreas se sobreponham, todas elas trabalham juntas para proporcionar a melhor experiência na web possível.
* SEO – garanta que seu site e conteúdo sejam otimizados para mecanismos de pesquisa, para que seu site seja classificado no topo dos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes
* Desempenho do site – melhore a velocidade do seu site para garantir que seu site carregue o mais rápido possível para uma experiência mais suave
* Hospedagem de sites – gerencie os recursos de hospedagem com eficiência, como otimizar o uso do banco de dados para aumentar a velocidade do site.
* Otimização para dispositivos móveis – garanta uma boa experiência na web para telas menores, como tablets e smartphones
* Otimização do design e da experiência do usuário – melhore a aparência do seu site e como seus usuários navegam no site, além de garantir que seu site forneça um fluxo claro na jornada do usuário
* Otimização da taxa de conversão – aumente quanto do seu tráfego na web se transforma em usuários inscritos ou clientes pagantes
* Personalização do site – conecte-se com seus usuários personalizando a experiência deles em seu site com base nas necessidades deles
* Internacionalização do site – otimize a experiência para o tráfego de cada país, garantindo que cada público receba informações relevantes para sua região
* Acessibilidade do site – garanta que todos, incluindo pessoas com deficiência e que usam várias tecnologias assistivas, como leitores de tela, possam usar seu site com facilidade
* Otimização de conteúdo – crie e melhore o conteúdo para que seja informativo, relevante, consistente com sua marca, rastreável por mecanismos de pesquisa e compatível com tecnologia assistiva
Como começar a otimizar um site
Independentemente da área de otimização da web em que você se concentra, o processo de otimização de um site segue as mesmas etapas.
Para otimizar o desempenho do seu site, você precisa entender como os visitantes estão experimentando seu site no momento. Execute testes e auditorias em cada uma das áreas de otimização de sites nas quais você gostaria de trabalhar, seja SEO, acessibilidade ou experiência do usuário.
1º Analise os resultados e relatórios de auditoria para encontrar áreas de melhoria.
2º Defina seus resultados esperados e garanta que eles estejam alinhados com seus recursos disponíveis.
3º Confirme suas prioridades em todas as áreas nas quais deseja se concentrar.
4º Arregace as mangas e comece a otimizar.
5º Monitore consistentemente seu progresso e ajuste suas atividades conforme necessário.
6º Execute novamente testes e auditorias rotineiramente para garantir que você permaneça no caminho certo à medida que seu site se desenvolve.
Se você estiver otimizando conteúdo, design e experiência do usuário, observe que você deve fazer algum trabalho preparatório antes dessas etapas para primeiro definir suas personas de usuário e mapear as jornadas ideais do usuário.
As ferramentas de otimização de sites podem ser caras, portanto, antes de comprar, sempre verifique se todas as novas ferramentas se integram perfeitamente às suas tecnologias digitais existentes, como seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Ao garantir que todas as suas ferramentas funcionem juntas sem soluções alternativas ou atrasos , você aumenta a produtividade e a eficiência.
Use ferramentas automatizadas para detectar possíveis problemas críticos antes que eles prejudiquem seu site
As ferramentas automatizadas podem ajudá-lo a evitar problemas que afetam o desempenho do seu site, detectando-os mais cedo ou mais tarde. Links quebrados, velocidade de página lenta e problemas críticos de acessibilidade são coisas que podem fazer você perder negócios em potencial e, no caso de acessibilidade, podem até causar problemas legais.
Priorize problemas técnicos críticos de SEO
Se for detectado problemas técnicos críticos que interferem nos esforços de SEO, eles devem ser sua principal prioridade para resolver. Deixar esses problemas sem solução pode ter sérias consequências no futuro.
Para ajudar seus visitantes a encontrar o que estão procurando, o conteúdo do seu site deve ser voltado para ajudá-los a encontrar informações relevantes, em vez de simplesmente tentar vender seu produto. O conteúdo do seu site deve, portanto, ser informativo, perspicaz, preciso e envolvente.
Deve ser testado manualmente seu site regularmente
À medida que publica novo conteúdo e atualiza seu site, podem surgir novos problemas que afetam o desempenho. É por isso que é uma boa ideia planejar auditorias manuais de rotina para garantir que a experiência do seu visitante permaneça ideal.
Sempre otimize seu site com seu público em mente
Otimizar seu site para aumentar seu tráfego ou receita nunca deve prejudicar a experiência do visitante. Tenha em mente que o principal objetivo de otimizar seu site é proporcionar a melhor experiência para seu público-alvo. Com o tempo, essa abordagem produzirá resultados mais duradouros que garantirão que seus clientes voltem.
Fundamentos de otimização de sites
Toda empresa precisa de uma caixa de ferramentas confiável para criar um site otimizado. Mas à medida que o mercado de ferramentas de otimização de sites fica mais cheio, fica difícil saber o que procurar. Aqui está uma rápida visão geral dos diferentes tipos de ferramentas e como cada uma pode ajudá-lo a criar uma ótima experiência na web.
Ferramentas de análise de sites
As ferramentas de análise de sites ajudam você a entender seus usuários e o comportamento deles, acompanhar seu progresso e definir e monitorar KPIs.
Ferramentas de SEO
Uma ferramenta de SEO de qualidade ajudará você a ficar de olho em seus principais rankings, otimizar seus links internos, encontrar oportunidades de palavras-chave e monitorar o número de sites externos com links para seu conteúdo. Escolha uma ferramenta de SEO que possa ajudá-lo a otimizar seu conteúdo para SEO, incluindo otimização para dispositivos móveis.
Ferramentas de otimização de conteúdo
As plataformas de marketing de conteúdo são essenciais para ajudar você a encontrar links quebrados, erros de ortografia e conteúdo duplicado. A ferramenta ideal também ajudará você a manter o frescor e a legibilidade do conteúdo, para que você possa oferecer ao seu público conteúdo relevante e envolvente.
Ferramenta de otimização de desempenho do site
Mesmo um atraso de carregamento de dois segundos é suficiente para afastar alguns usuários do seu site. Uma ferramenta de otimização de desempenho do site ajuda a monitorar a velocidade de carregamento, cache e carregamento lento, para que você possa ter certeza de que eles não causam atrasos ou interferências.
Ferramentas de gerenciamento de privacidade de dados
À medida que as preocupações com a privacidade de dados crescem, uma ferramenta confiável de gerenciamento de privacidade de dados é essencial. Procure um que possa ajudá-lo a monitorar sua conformidade com GDPR e CCPA , inventário de dados pessoais e inventário de cookies do seu site.
Experiência do usuário e ferramentas de acessibilidade do site
Uma ferramenta de experiência do usuário pode ajudá-lo a verificar lacunas na jornada do usuário, enquanto uma ferramenta de acessibilidade do site pode garantir que você esteja em conformidade com a conformidade com as WCAG . Ambos os tipos de ferramentas são essenciais para garantir uma experiência na web envolvente e inclusiva.
Ferramentas de otimização da taxa de conversão
As ferramentas de otimização da taxa de conversão devem ajudá-lo a rastrear e analisar o comportamento, seja usando mapas de calor ou testes A/B em seu site. Uma boa ferramenta também oferece visualização de funil, que você pode usar para monitorar as interações de seus usuários à medida que avançam no funil.
Como monitorar o progresso da otimização do site
Como você monitora seu progresso depende de qual área de otimização de site você está focando e quais objetivos de negócios eles suportam. Se seu objetivo é aumentar o desempenho do site, por exemplo, seus KPIs podem incluir a velocidade do site. Se você deseja melhorar o SEO, monitorar seus rankings de palavras-chave, taxa de cliques e taxa de conversão são KPIs importantes. Como alternativa, você pode usar uma ferramenta automatizada de otimização de sites para medir e monitorar seu progresso usando uma pontuação geral que rastreia o número de problemas que você resolveu usando a ferramenta. O benefício de uma pontuação geral é que ela ajuda sua equipe a trabalhar em direção a um objetivo comum, mesmo em todos os departamentos.
Siteimprove ferramenta tudo-em-um para otimização de sites
Para lidar com a otimização de sites de forma eficaz, você precisa de uma ferramenta que possa monitorar todas as partes móveis de um site dentro dos três pilares da otimização de sites: crescimento, experiência e proteção. O Siteimprove é a ferramenta de otimização de sites obrigatória porque é uma solução completa que consolida os melhores métodos em uma ferramenta que todos da sua equipe podem usar. Você obtém uma visão única da experiência do cliente e pode obter facilmente uma visão geral dos problemas e do progresso em seu site ou sites.
Em vez de se preocupar com a integração de diferentes ferramentas de vários fornecedores, uma única solução que ajuda a rastrear e manter problemas que afetam o desempenho ideal do seu site é uma solução econômica e que economiza tempo. Todas as extensões de navegador , plug-ins, conectores e API do Siteimprove integram-se à sua pilha de tecnologia existente, como Google Analytics, Power BI, Sitecore e muito mais.
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