SEO (ou Search Engine Optimization) é fundamental para a visibilidade do seu site. É uma maneira importante de se comunicar com o Google e outros mecanismos de pesquisa para provar a relevância do seu site para os usuários e suas consultas de pesquisa.
Neste artigo, vamos explorar a importância do SEO para sites e páginas. Veremos alguns dos aspectos mais importantes do SEO, por que o SEO é importante para o seu site e qual o papel que o SEO desempenha na sua estratégia de marketing digital.
O que é SEO e busca orgânica?
O que é SEO ? SEO comunica a importância e relevância de seus sites e páginas para o Google. Por meio do SEO, é mais provável que seu conteúdo tenha uma classificação alta nas SERPs e apareça primeiro para os usuários quando eles pesquisam palavras-chave relevantes.
A pesquisa orgânica refere-se a resultados de pesquisa que não são pagos. Em vez de serem organizados pelas diretrizes de anúncios pagos do Google (que incluem CPC, relevância do anúncio e muitos outros fatores), os resultados da pesquisa orgânica são organizados pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa.
Pesquisa orgânica e SEO andam de mãos dadas. SEO traz tráfego orgânico, que é fundamental para o sucesso digital.
Por que SEO e pesquisa orgânica são importantes?
A importância do SEO não é algo a ser esquecido. Os mecanismos de pesquisa empregam algoritmos e KPIs específicos para direcionar o tráfego online para um site ou outro. Vamos dar uma olhada nisso com um exemplo.
Com a ferramenta de análise de tráfego da Semrush , você pode comparar o tráfego do seu site com o de seus concorrentes. Pegamos dois sites que vendem sapatos. Como você pode ver, descobrir de onde vem a maior parte do tráfego para essas grandes marcas é realmente muito fácil.
Existem inúmeros benefícios em ter uma forte estratégia de busca orgânica. E de uma perspectiva de negócios, você está obtendo insights importantes sobre seu público. Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais o SEO é importante:
* É de baixo custo
* Oferece ótimo ROI
* Ele fornece dados acionáveis
* Ele nutre leads através do funil de marketing
* Aumenta a credibilidade
* Atrai usuários relevantes
Mas como você pode reconhecer os resultados da pesquisa paga e orgânica?
Os usuários podem ver imediatamente quais resultados são pagos e quais são orgânicos pelo ícone ‘anúncios’:
Os resultados pagos aparecem primeiro nas SERPs, com os resultados da pesquisa orgânica aparecendo imediatamente abaixo deles. No entanto, diferentes SERPs podem aparecer para diferentes usuários.
O pago e o orgânico podem, às vezes, segmentar públicos diferentes em diferentes partes do funil de compra. Aqueles que desejam fazer uma compra ou obter algo rapidamente são mais propensos a clicar em um anúncio pago, enquanto os usuários orgânicos são alimentados ao longo do funil – desde a entrada até a compra (ou qualquer que seja o final do funil).